Eu e as TIC na Educação em Ciências II – O que sei. O que quero

 Actualmente, é fundamental que todos os professores desenvolvam competências ao nível das TIC. 

De momento, recorro às TIC, essencialmente, na óptica do utilizador (Office e Internet). Utilizo o processador de texto, folha de cálculo, construo apresentações. Utilizo a Internet para pesquisa de informação, preparação de aulas, disponibilizar informação (Moodle). Na sala de aula, as TIC são utilizadas, quase exclusivamente, para apresentação de informação com recurso a powerpoint. 

Gostaria de alterar esta situação, pois julgo que será vantajoso para os meus alunos se passar a usar as TIC não apenas para a apresentação de trabalhos, mas como ambiente de trabalho, possibilitando a diversificação e melhoria das metodologias de ensino e de aprendizagem, o domínio de ferramentas tecnológicas e a sua integração na execução das diversas etapas do tratamento dos conteúdos. É importante aprofundar as potencialidades das plataformas e-learning, tentar tirar o máximo partido do que elas nos podem oferecer, potenciar a interacção que estas permitem e passar a estimular um ensino mais cooperativo.E os quadros interactivos? Uma ferramenta tão em voga, com enormes potencialidades, mas para mim quase desconhecida…Também não posso esquecer o software educativo que frequentemente é produzido.Há tanto para conhecer.Estou a ser demasiado ambiciosa? Sem dúvida. O que vou conseguir? Não sei. Mas, pelo menos, sinto que tenho de tentar.

Deixe um comentário